Prótese de silicone pode provocar câncer de mama?
- higorcarvalholopes
- 29 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Essa é uma pergunta muito frequente. E a resposta é não!
Até o momento, não existem comprovações científicas de que a prótese de silicone aumente o risco de câncer de mama. Além disso, as pacientes que puseram prótese de silicone e que venham a ter câncer de mama acabam fazendo o diagnóstico mais precoce, pois o nódulo fica mais superficial e consequentemente mais fácil de se palpar.
Existe uma provável associação (ainda não comprovada) entre os implantes de silicone e o desenvolvimento de BIA-ALCL (sigla em inglês para linfoma anaplástico de células grandes associado a implante mamário), um tipo raro de linfoma não-Hodgkin. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ALCL associado a implante de silicone não é um câncer de mama, mas sim um linfoma (câncer das células da imunidade) que se desenvolve, na grande maioria das vezes, na cápsula e líquido ao redor do implante.
As mulheres que possuem prótese de silicone têm uma probabilidade mínima, mas aumentada (em comparação às mulheres sem prótese), de desenvolver ALCL. O ALCL é completamente tratável na grande maioria dos casos. O tratamento consiste na retirada do implante e da cápsula, contudo alguns pacientes podem necessitar de quimioterapia e/ou radioterapia.
Você deve manter o rastreamento das mamas de forma habitual, porém deve entrar em contato com a equipe médica se desenvolver inchaço, acúmulo de líquido ou perceber alguma mudança no formato das mamas.

Comments